DROPS de Clarice Lispector

DROPS de Clarice Lispector é um projeto de homenagem à escritora e jornalista Clarice Lispector (1920 – 1977) pelo centenário de seu nascimento. Se ainda estivesse entre nós, a maior escritora brasileira com reconhecimento internacional completaria 100 anos no dia 10 de dezembro deste ano de 2020.Iniciativa da professora, escritora e crítica literária Débora Mutter [1] o projeto tem por objetivo

destacar as virtudes da literatura da escritora, mas, sobretudo, estimular a leitura de suas obras menos famosas.A realização se dá por meio da publicação de pequenos vídeos (drops) em seu canal do YouTube), com leituras de fragmentos de textos de Clarice, comentários, interpretações e depoimentos. Os vídeos são feitos pela autora e por colaboradores entre os quais biógrafos, professores, escritores, especialistas, críticos literários, investigadores, leitores em geral e admiradores de Clarice Lispector. São dezenas de colaboradores nos mais de 60 vídeos já publicados no YouTube e compartilhados nas páginas DROPS de Clarice Lispector no Facebook e no Instagram criadas para o mesmo fim.

A conclusão do projeto está prevista para dezembro de 2020 com posterior publicação digital de textos dos colaboradores que assim o desejarem.

Espaços onde circulam os drops:YouTube Canal Débora Mutter
https://www.youtube.com/channel/UCXQ-aDbjnJhfX7Cn3f1od7A?view_as=subscriberInstagram @dropsdeclaricelispectorFacebook @dropsdeclaricelispector

[1] Débora Mutter tem mestrado em Literatura Comparada e doutorado em Literaturas Brasileira e Luso-africana pela UFRGS. Atualmente faz pós-doutorado na PUCRS, numa investigação sobre a representação de portugueses na ficção brasileira contemporânea. Foi diretora do Memorial do Rio Grande do Sul, órgão da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul. Colabora como investigadora do CLUPUL no projeto Portugueses de Papel. É autora de artigos e estudos críticos, entre os quais: A poética da perseguição em Clarice Lispector e Julio Cortázar e Um romancista ao Sul (2017). Como ficcionista, participa dos livros de contos Moldes para oxigênio (2018) e Contos de pampa e fronteira (2019), sendo também organizadora deste último. Atualmente, é autora e coordenadora do projeto DROPS de Clarice Lispector em homenagem ao centenário de nascimento da escritora brasileira no YouTube, contando com mais de 60 colaboradores.